COMENTÁRIOS SOBRE OS ENSAIOS DA EUROVISÃO 2012: DIA 3!


TERCEIRO DIA DE ENSAIOS - OS PRIMEIROS OITO PAÍSES DA SEGUNDA SEMIFINAL
Dia 15 de Maio e temos, então, o terceiro dia de ensaios na Crystal Arena, em Baku. Os primeiros 8 países da segunda semifinal vão-se estrear no maior palco do Azerbaijão.

   Antes de tudo, tenho a destacar o fundo lindíssimo da atuação da Sérvia, que envolve a música em algo muito misterioso. O Zeljko tem, como sabemos, uma voz maravilhosa, que enche o palco só por si, e com a ajuda de vários elementos em palco que tocam violinos e outros instrumentos, posso dizer que será um dos momentos, não só desta semifinal, como de toda a edição do ESC 2012. A música ganha força a cada momento e, a acompanhar essa evolução, também o cenário vai tomando formas, todas lindíssimas. Final certa.


   A Macedónia traz-nos uma das melhores canções do ano e uma das mais interessantes da semifinal. A sua voz é também uma das melhores do ano e ninguém consegue ficar indiferente a tal talento. Na parte rock, a banda que acompanha Kaliopi entra em acção. Tudo isto são pontos a favor da participação macedónia. No entanto tenho também a destacar algumas melhorias que poderiam ser feitas no cenário, que me parece demasiado escuro, e talvez algum vento pudesse dar mais intensidade à atuação.


   Cenário idêntico ao da final nacional, com várias fogueiras espalhadas pelo palco. Joan Franka volta a usar a sua vestimenta de índia, que bem caracteriza este tema, e está acompanhada duma banda que toca alguns instrumentos, mas que interagem com a cantora apenas no fim da música (algo que não ficou bem conseguido, pois durante grande parte da mesma, a atuação ficou muito morna). Infelizmente não será este ano que a Holanda quebrará o enguiço. Veremos como correrá na semifinal.


   Uma música que pede dançarinos e muita festa, aparece com uma banda a tocar as suas guitarras... acho que não faz sentido, não foi uma decisão feliz por parte de Malta. A voz de Kurt também não é nada de especial e esta atuação não tem nada que prenda a atenção do telespectador. O único ponto positivo que vejo é o passo de dança que Kurt efetua ao longo da música. O cenário também é pobre, com silhuetas a simular pessoas num concerto. Resta-nos esperar que melhorem nos próximos ensaios, senão tenho a certeza que não passará.

   Um ensaio positivo dos Litesound, que nos oferecem uma boa prestação vocal, quase sem falhas; apesar da música não ser de grande interesse. A música perdeu imenso com este novo arranjo mais pop. O fundo do cenário é excelente e, com um grande jogo de luzes, tornam  algo que poderia ser esquecível ou enfadonho em algo extraordinário e que vai lutar muito pelo voto dos telespetadores. Uma incógnita nesta semifinal.

   Filipa Sousa inicia a performance junto a dois dos coristas masculinos, caminhando depois até cerca de meio do palco. A atuação está muito eficaz, com os coristas a acompanhar muito bem a Filipa com as suas vozes. O fundo do cenário do palco mostra algumas imagens artísticas de Lisboa que dão o toque de embelezamento ao tema. No geral, foi um primeiro ensaio muito positivo. Vozes no ponto, coreografia adequada (mas que precisa de alguns retoques) e um cenário apelativo.


   Como seria de esperar, a Ucrânia quer sempre surpreender e a atuação de Gaitana não é excepção. A música conta com um novo arranjo instrumental, muito mais profissional e bem conseguido. Atrás de Gaitana estão 4 dançarinos, vestidos com um figurino terrível, mas que proporcionam uma excelente coreografia em frente a 4 painéis de LEDs. Os dançarinos chegam a tocar as suas trompetes ao longo da atuação. Aliada a um cenário espetacular, uma atuação inesquecível. A Ucrânia vai bem preparada.


   Sofi Marinova está sozinha em palco, tal como foi anunciado anteriormente. O fundo nos LEDs mostra algumas linhas que se mexem ao som da música. Há também um trabalho de iluminação que está bem conseguido e ajuda a preencher a atuação. O ponto negativo é que a Bulgária deveria ter apostado em mais elementos que compusessem o palco e tornassem a atuação mais cheia. A voz de Sofi está como era esperado, muito boa, e não tão estridente como se ouve na versão estúdio.

   No geral, os destaques vão para a Macedónia e Sérvia, que deverão ser os únicos finalistas certos nesta metade da semifinal. Portugal precisa de alguns retoques, mas está no bom caminho. Já Malta e Holanda parecem ser os mais fracos e que, provavelmente, não farão mossa na competição. Em suma, foi um bom dia de ensaios.




15.05.2012

Comentários escritos por,


3 comentários:

  1. Discordo de quase todos os comentários, com exceção da canção da Sérvia e, eventualmente, de Portugal. Em relação à nossa canção, achei o coro pouco interventivo e esperava mais garra na defesa da canção. Sinceramente, acho que nos vamos ficar pela semi (com muita pena, pois gosto da canção). Já o comentário sobre a canção da Ucrâniá, considero-o um disparate. A canção está bem pior sem qualquer suporte vocal e está cheia de excessos disparatados. Provavelmente, passará à final mas sem mérito!

    ResponderEliminar
  2. Os comentários estão muito bons. Simples mas profissionais. Esta equipa tem imenso bons escritores. Rafael, estou orgulhosa, acabaste de entrar nos meus amigos do coração. Beijocas na boca <3

    ResponderEliminar
  3. Se me permitem o reparo: Convém prestar mais atenção aos vídeos. A cantora ucraniana tem cinco (5) e não quatro (4) bailarinos a acompanha-lá no palco. E a Filipa começa com três (3) coristas e não dois (2) como foi referido.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.