COMENTÁRIOS SOBRE OS ENSAIOS DA EUROVISÃO 2012: DIA 6!



SEXTO DIA DE ENSAIOS - OS ÚLTIMOS CINCO PAÍSES DA PRIMEIRA SEMIFINAL E OS PRIMEIROS NOVE DA SEGUNDA SEMIFINAL



Está tão próxima a Eurovisão … Hoje completou-se mais um dia de ensaios na arena de Baku com os 5 últimos países da primeira semi final e os oito primeiros da segunda entre estes Portugal.

  
Cá estão as “avozinhas”, desta vez, com o forno a funcionar. Sempre com um sorriso estampado no rosto, as senhoras dão-nos a vontade de, por um lado,as ver em último lugar e, por outro, de as ver ganhar para provarem que não são só raparigas novas e semi-nuas que conseguem levar o troféu. É mais um momento de pura diversão e diferente de tudo o resto que iremos ver ao longo desta edição da Eurovisão.

Bem, este instrumental é maravilhoso! Hoje (mais do que nunca) o vocalista conseguiu dar totalmente voz à música. Além do instrumental, também a letra é esplendorosa. Notam-se claras evoluções e, assim, quase que dava aqui como garantida a sua passagem à final (o que espero que aconteça). O início da música é lindo e promete prender todos ao ecrã. No meio de tanta coisa boa só há um pormenor que não gosto: a maneira como ele pronuncia sound, que é a palavra mais dita em toda a música

Será que a Áustria vai conseguir a proeza do ano passado e chegar à final? É uma grande incógnita. Neste segundo ensaio vemos algo que não vimos no primeiro: os LEDS nos fatos que dão um ambiente muito giro à arena de Baku. A coreografia está mais coordenada, principalmente nas partes em que os cantores interferem nesta.

Parece que as coreografias, hoje, andam todas mudadas. O rapaz ganhou juízo na cabeça e decidiu não se pôr em cima da pobre rapariga. A voz também está melhor e a letra já está toda na ponta da língua (algo que não acontecera na passada segunda-feira). Toda esta música respira ironia, desde as roupas (que são no mínimo estranhas), à letra, passando pela coreografia e pelas expressões do cantor; no entanto é uma ironia divertida que acredito que veremos mais que uma vez.

Desde o primeiro ensaio a coreografia mudou ligeiramente, no entanto continua um pouco descoordenada. Os momentos em que a água é “lançada” também mudaram. Vemos mais água e em melhores momentos da música. Sendo que são os últimos a atuar na primeira semi final, vão proporcionar um momento bastante divertido aos fãs eurovisivos, quer se goste ou não dos manos Jedward. 


Que senhor! Que voz! Que música! Que letra! Eu sou suspeita para comentar esta música tendo em conta que é a minha preferida, mas ninguém me venha dizer que este homem não é um Cantor com C grande! A atuação peca por ser muito parecida à de 2004, mas o certo é que está brilhante. Zeljko quase não sai do mesmo sítio, mas as suas expressões são fantásticas e ajudam-nos, sem dúvida; a perceber esta letra brilhante (quem nunca viu a tradução que veja). A Sérvia vai lutar por um lugar no pódio.

A Macedónia é uma das maiores surpresas desta edição. A Kaliopi tem um vozeirão, não falha uma nota, nem as mais complicadas. A música também tem crescido, cada vez mais, e torna-se ainda melhor ao vivo. A música está muito bem construída, tanto a parte mais calma como a parte mais rock. Grande aposta da Macedónia!


Mais uma vez, a Holanda presenteia-nos com uma música bonita, mas que, no fim do programa, já ninguém se lembra. O palco parece grande demais para Joan Franka que, apesar de ter uma voz adorável, não me consegue convencer. A cantora parece estar num mundo aparte em relação aos restantes elementos presentes no palco (nem mesmo quando estes se juntam à vocalista há interação, o que acaba por ser um ponto negativo e que deverá ser melhorado até à próxima quinta-feira).


O ensaio de hoje está, claramente, melhor que o primeiro. Talvez seja da qualidade de som dos vídeos, mas a voz de Kurt pareceu-me hoje muito soft, o que pode não se adaptar totalmente à música (mas eu prefiro assim). Aquele passo de dança irrita-me, porque era exigido muito mais e eles limitam-se a pôr o braço no ar, bater com o pé no chão e fazer uma coisa engraçada que não consigo decifrar bem o que é. A rapariga que faz coro é muito melhor que a da final nacional, que queria cantar a música praticamente sozinha. Kurt escolheu mal a música, talvez uma coisa mais calma se adaptasse melhor ao seu timbre (que pessoalmente gosto muito). Sorry Malta, mas numa semi final tão poderosa, é quase impossível passarem!


Ao contrário do que aconteceu no ensaio anterior, aqui vemos uma regressão em termos vocais. O vocalista dos Litesound esteve muito pior que no primeiro ensaio. Ele bem tentou mostrar sua voz com invenções ao longo da música, mas quando não dá, não vale a pena forçar. A atuação em si não acrescenta nada de novo, é a típica atuação com uma banda em palco.
 
         A coreografia mantém-se, a voz maravilhosa da Filipa também! Só tenho a apontar que a dicção da Filipa é um bocado má quando diz “se fosses água amor, qual água pura”. Os outros países devem andar roídos de inveja dos nossos perfeitos coros e do nosso fantástico cenário! Uma coisa a apontar à coreografia é o final muito semelhante ao da “Senhora do Mar”. Acredito que passaremos à final, merecemos isso!

A Ucrânia oferece-nos, mais uma vez, aquilo a que nos vai habituando: espetáculo. O pior é que esta música não é assim tão espetacular e esta nova versão consegue estar ainda pior que a primeira. A voz da cantora é boa mas tanto “you can be my guest” e tanto agudo enjoa. O que é que aconteceu aos backing vocals que davam tanto jeito a esta música? E onde estão os passos de dança da Gaitana? Esta música vai acabar por “roubar” um lugar na final a outra música que, com certeza, merecia mais.


Desde que vi esta música na final nacional búlgara que me pergunto o porquê de não haver bailarinos, mas infelizmente acho que nunca teremos resposta para isso. Se ela queria estar sozinha no palco, tentasse uma balada (porque este estilo não se adequa). Ela tem uma boa voz e ninguém duvida disso, mas só uma boa voz não vai levar a Bulgária para a final, exigia-se muito mais desta música. Caso para dizer: “Cantas bem, mas não me alegras”.

É de realçar, neste dia de ensaios, a Sérvia e a Macedónia que foram os melhores. De salientar também as melhorias na voz, tanto do cantor maltês como do cantor húngaro. 



18.05.2012

Comentários escritos por,

1 comentário:

  1. Também reparei nas semelhanças com a "Senhora do Mar", o que de um certo modo é bom... :)

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.