COMENTÁRIOS SOBRE OS ENSAIOS DA EUROVISÃO 2012: DIA 7!




SÉTIMO DIA DE ENSAIOS - CINCO PAÍSES DA SEGUNDA SEMIFINAL, BIG5 E PAÍS  ANFITRIÃO


A cada hora que passa, a Eurovisão aproxima-se! Já falta pouco, muitas das surpresas foram já reveladas. Estamos no penúltimo dia de ensaios e, por sinal, o primeiro dos BIG5 e do país anfitrião, Azerbaijão. Cinco países da segunda semifinal tiveram hoje o seu segundo ensaio.


A Eslovénia não alterou quase nada, se compararmos este segundo ensaio com o primeiro. Eva Boto, mesmo com a sua tenra idade, consegue calar muitos cantores com uma longa carreira. Vocalmente perfeita, a coreografia não se altera, havendo uma ligação entre as backings vocals e a intérprete. O background inicial modificou-se ligeiramente, passando a ter tonalidade azuis (e não vermelhas, como foi apresentado no primeiro ensaio). Ensaio bastante competente!  Palmas! 


    O ensaio da Croácia sofreu grandes mudanças (e para melhor...)! Enquanto que, no primeiro ensaio, Nina Badric apresentava uma coreografia bastante confusa, no segundo ensaio tudo se alterou! Inicialmente, tanto os 3 backing vocals e os bailarinos concentraram-se em Nina e fizeram um meio círculo à sua volta. As 3 backing vocals quase não se mexem e mantêm a sua posição atrás de Nina; já os bailarinos mantém a mesma coreografia. O background permanece igual, tal como a voz de Nina! Um dos melhores ensaios do dia! Se a Croácia não for à final, será a música mais "maltratada" desta edição! 

   A maior favorita à vitória, Loreen, manteve o bom nível dos ensaios. Tudo é demasiado parecido com a atuação do Melodifestivalen 2012 (o que não é um ponto negativo): a atuação, a coreografia, o background, o dançarino, a indumentária... Loreen tem noção da quantidade de fãs que a apoiam, tem consciência que é a maior favorita à vitória, por isso, nestes dois ensaios, decidiu poupar a voz, que é magnífica, e apenas concentrar-se na coreografia e fazer o seu trabalho. Um ponto positivo para os backing vocals e para o background, na parte final da música. Apesar de ter sido um dos melhores ensaios do dia, já nada é novidade para mim (pois sigo a cantora com regular frequência). "Euphoria" vai cativar as pessoas que só vêem a Eurovisão no próprio dia e acredito, seriamente, que ganhe (espero bem que sim)!

     Anri Jokhadze não alterou nada, se compararmos com o seu primeiro ensaio. Apresentou, neste, o seu vestuário, que um considero um misto de emoções... Inicialmente parece um monge vestido de vermelho (deve ser muito religioso, deve...) e, quando o retira, apresenta-se mais formal e menos horroroso. Gosto da forma como o cantor explora o palco, relacionando-se com as bailarinas e com os instrumentos musicais. Um ponto positivo para a bailarina que aparece a meio da performance, que está imensamente bonita e profissional para desempenhar o seu papel. Apesar da atuação não estar má, a canção não a ajuda... Melhores tempos virão para ti, Geórgia...

    Apesar de não simpatizar com esta música, tenho de referir um excelente ensaio que a Turquia me proporcionou. A posição de Can quase nada se altere, a questão desta melhoria é com os bailarinos... Estes apresentam umas espécies de mantas, que juntas conseguem passar a imagem de um navio em alto mar. Combina bastante com a música e com a sua temática. A voz do cantor esteve competente, apesar de também não simpatizar com a mesma. Um dos melhores ensaios do dia! A Turquia irá ter um bom lugar, entre o top10.

    A Alemanha, este ano, preferiu oferecer aos fãs eurovisivos uma atuação simplista, bastante intimista. A canção "Standing Still" é bastante radiofriendly, não precisa de adereços que cativem a atenção do público para disfarçar defeitos na composição, na voz ou noutro pormenor qualquer. Roman Lob, apesar da sua natural descontração, esteve bastante firme em palco, com um pianista, guitarrista e baterista consigo em palco. O background é bastante simples, com tonalidades mais escuras. O melhor deste ensaio talvez seja mesmo Roman! Apesar de não ser um ensaio surpreendente, é competente e bastante satisfatório.

    Para já o background está muito bem escolhido para a canção "Echo (You And I)": uma mistura de azul com cores quentes, fortes, a cheirar a verão. Consigo em palco, Anggun tem 3 dançarinos e 2 backing vocals. Os dançarinos concentram-se em pequenas plataformas, enquanto que os apoios vocais ajudam muito pouco a intérprete. A cantora concentra-se no seu vestido esvoaçante, que nada tem de original. A voz esteve, no primeiro ensaio, um desastre e espero, ansiosamente, que melhore na atuação da final. Esta música precisa imensamente do esforço vocal da intérprete!

    Uma atuação à la Nina Zilli! Palavras para quê? Nina Zilli já mostrou o seu profissionalismo em termos vocais e de performances. Talvez não seja o ensaio mais surpreendente, nem mesmo o mais original (chegando, mesmo, ao modo simplista); porém Nina defendeu bastante bem o seu favoritismo: ótima voz, presença em palco de diva, com 3 backing vocals competentes. Um aspecto negativo para o ensaio é o background, que se espalha entre cores neutras; uma música como a da Itália precisa de vida, de alegria, de animação!

No primeiro minuto da atuação, todo o ambiente concentra-se na Sabina e no seu belo vestido. O background que, inicialmente, era negro, a meio da música, passa a tons avermelhados, com uma grande interacção dos 4 backing vocals. Sabina está firme em palco e capaz de lutar por um lugar no top10. Um ponto positivo para a atenuação da pronúncia de Sabina, que tinha de alterar esse aspecto (e conseguiu)! Não vejo irregularidades no ensaio: das melhores vozes femininas desta edição, com uma grande força em palco e uma conjugação de luzes fantástica! Um dos melhores ensaios do dia!

     A melhor voz desta edição apresenta-se em grande forma no primeiro ensaio! Para já o background está bastante simples, dando efeito de água a escorrer. A cor predominante na atuação é azul, passando a castanha nos refrões. Pastora Soler, nos dois primeiros minutos, concentra-se sozinha em palco a interpretar com toda a sua força "Quédate Conmigo". Os cinco backing vocals apresentam-se no final da música, com pouco impacto em toda a atuação. Sinceramente esperava algo mais surpreendente... Quando pomos a fasquia demasiado alta para uma música tão boa, normalmente saímos desiludidos. Talvez a atuação melhore (e bastante) em televisão, mas esperava uma maior interação dos backing vocals com a cantora. Mesmo assim, uma das melhores canções da edição que irá tentar lutar por um bom lugar (embora eu não acredite muito no sucesso da Espanha, com muita pena minha...).

    Para já, um ponto positivo para o background que, inicialmente, apresenta-se neutro, e depois evolui para cores quentes (vermelho), com o intuito de passar a imagem de pôr-de-sol. Engelbert está acompanhado por um guitarrista e dois bailarinos, que transmitem uma história de amor para a performance. Engelbert, apesar da sua boa voz, não teve impacto no ensaio (e até adivinho que este ponto irá continuar bem vivo). Não foi o ensaio mais surpreendente do dia, também não foi um dos piores... Numa música como "Love Will Set You Free" não se pode fazer muito mais... Bom esforço, Reino Unido, mas ficarás a meio da tabela de classificação!

    Aponto o Azerbaijão com o melhor ensaio do dia. Como o pior, sem dúvidas algumas, o da França.



19.05.2012

Comentários escritos por,

1 comentário:

  1. Estou triste contigo Diogo. Já te pedi em casamento à frente de toda a gente e nem te dignaste em falar comigo! O que vale é que escreves bem...

    *Eu a chorar no quarto* <3 LY

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.