(CRÓNICA, redigida por Jessica Mendes) - Desistência de Portugal no ESC2013!


A RTP TIROU-ME TUDO, OBRIGADA!

       Na passada quarta-feira recebi uma mensagem via facebook do boss (Diogo Canudo) a pedir-me para publicar a notícia de que Portugal poderia ficar de fora da Eurovisão. Primeiro pensamento: “No ano passado também andaram meses a dizer isto, mas depois acabámos por ir...”. Na quinta-feira chego a casa, janto e, quando pego no telemóvel, tenho uma mensagem com o seguinte texto: “Portugal fora.”. Primeiro, pensei que era a gozar comigo, quis ligar o computador para ver se era realmente verdade, mas só o liguei na sexta à noite porque a verdade é que custava muito aceitar a realidade e, só tendo aquela mensagem, havia ainda esperança que tudo fosse mentira… Mas não era!
       Sabem aquela reação a meio de um jogo de futebol em que é marcado um penalty falso contra a nossa equipa e chamamos todos os nomes possíveis ao árbitro? Imaginem isso ampliado umas quantas vezes (e já podem ver qual foi a minha reação). Ah, desculpem, vocês sabem perfeitamente o que isso é porque todos sentimos o mesmo!
      Se fosse pela crise gostava de saber porque é que a Grécia continua a participar. A verdade é que a RTP nunca quis saber do festival. Quem me conhece sabe que eu era a maior defensora da RTP e estava sempre a dizer bem do canal. Agora?! Depois disto não o consigo fazer. Cortaram nas transmissões de futebol, cortam na Eurovisão! Para quê? Para comprarem séries norte-americanas e passarem metade de uma temporada e começarem com a seguinte meses depois? Para fazerem programas do género “Com amor se paga”? Para terem carros dos bons e dos melhores? Aprendam a gerir o dinheiro! Todos nós gostávamos de fazer muita coisa, mas se não há dinheiro não fazemos com o intuito de fazer algo maior. Esse “algo maior”, neste caso, devia ser a Eurovisão, devia ser a nossa cultura, mas é mais fácil ficar sentado na cadeira confortável, no calor do gabinete em vez de pensar em possíveis soluções para a nossa participação. Realmente temos uma delegação fantástica!
       Lembro-me de ver a Eurovisão desde os meus 10 anos (e muito vagamente de outros anos). Há 9 anos que é tradição sentar-me no sofá com os meus pais a ver o maior festival de música europeia. A Eurovisão sempre foi sagrada para mim. Podia acontecer o que quer que fosse nesse dia que eu ficava em casa a ver o meu pai a dormir no sofá e a minha mãe a dizer que eu não sou boa da cabeça por gostar tanto daquilo. E este ano? Este ano não vamos estar em frente à televisão, no máximo vamos estar à frente do computador com a esperança que a internet não bloqueie, tudo porque a RTP decide que não quer gastar o nosso próprio dinheiro num programa que, segundo eles, não é digno. Não é digno porquê? Porque gastam muito dinheiro nele? Então e no Masterchef e Topchef que deve dar montes de audiências?! Se não é digno digam-me porque é que é uma tradição em minha casa, digam-me porque é que a minha mãe se lembra de juntar a família toda há uns anos para ver o festival, digam-me...
         Obrigada, RTP, por me tirares isto tudo!

24/11/2012
Crónica redigida por:

3 comentários:

  1. Sim tudo isto é mau muito mau mesmo e a RTP só deu desculpas ridículas para fazer o que fez,desculpas que não fazem sentido nenhum e tinham muito boas soluções se eles realmente quisessem...mas não querem e quanto isso acho que o melhor mesmo é esperar que em 2014/2015 lá estaremos de novo e finalmente com alguma coisa que nos faça potenciais vencedores uma vez na vida,sim talvez um "stand by" seja mesmo o que estejamos a precisar por muito doloroso que seja mais chato era continuarmos a insistir em sucessivas "derrotas":( Só não concordo com o seguinte,PAREM de mencionar "Masterchef" e "TopChef" porque alem de serem os únicos programas decentes que a RTP ultimamente têm tido( e são programas de mto sucesso lá fora aqui ñ faço ideia pq nunca vi nada relativo as audiencias dos mesmos)até porque não é por causa deles que não vamos ao ESC...coisas muito mais graves se passam nesta estação de tv e os programas de culinária nada têm haver com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só queria esclarecer que referi esses programas culinários porque acho que a RTP gasta dinheiro em programas que não dão audiências (pelo menos não tantas como a Eurovisão). Não são apenas esses programas, foi só um exemplo que dei por ser o primeiro que me lembrei. Aproveito também para esclarecer que eu mesma vejo esses programas, não tenho absolutamente nada contra estes, mas entre eles e a Eurovisão obviamente prefiro a Eurovisão.
      Obrigada pela preferência :)

      Eliminar
  2. Nice replies in return of this difficulty with firm arguments and explaining everything regarding that.

    http://zrgames.com/groups/web-design-options-supplier/
    My weblog - seo Company in.kolkata

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.