ESC 2013: Comentários ao oitavo dia de ensaios




       Último dia de ensaios. Já na reta final, o grande dia aproxima-se… e tem que estar tudo perfeito!
 

      Neste ensaio senti falta dos efeitos pirotécnicos - acho que este instrumental pede algo assim, algo que a faça rebentar. Assim parece que é uma música dance mas sempre no mesmo tom, e da mesma forma. Por outro lado as luzes fazem esse efeito, mas não totalmente, como na parte em que a música baixa de intensidade, o palco fica quase absolutamente escuro, e quando Natalie começa a cantar “we are young…”. De qualquer das formas, o jogo de luzes está muito trabalhado, em conjunto com o background. O coro está muito bem, mas sinto que deviam iluminá-los um pouco mais. Por fim acho que o uso das escadas fica imensamente bem, mas tem um senão que pode vir a destruir toda a atuação: Natalie desce muito rápido as escadas e, se durante a actuação ao vivo, Natalie cai? Pois é, Alemanha, as escadas são uma boa aposta, mas não seria melhor fazer outra coisa?



       Um ensaio mais do que esperado, com a banda parada em palco. Adoro como Raquel, a vocalista da banda, entra em palco. O mesmo, no início, está muito “apagado” e tem apenas fumo no chão; no entanto é muito intenso e cativante. Durante toda atuação percebemos que as luzes não são tão fortes, e percebe-se que não foi a partir daí que a Espanha se baseou para toda atuação. Gosto do facto das luzes mostrarem zonas claras e escuras, e alternarem-se. A parte final é a mais teatral, que é quando Raquel vem até à frente do palco, toca no candeeiro e acende-se uma luz. A performance está bem conseguida, apesar da voz da vocalista continuar um pouco fraca. 



      Sou sincero, esta música não me agrada nada, e tudo o que fosse feito acharia um pouco forçado. A verdade é que nesta atuação só é forçado os gestos da cantora. Interpreta música como uma louca. Ao contrário da Espanha, as luzes dão base a toda atuação, o uso ou a falta dele dá um ar intimista e rico à atuação. O coro está muito bem - no início apagado, mas quando começam a cantar uma luz ilumina-se! Um ensaio bom para esta fraca música.



      Parece um pouco idiota dizê-lo, mas esta música não faria sentido com uma banda ou com bailarinos a dançar no palco. Está tudo muito bonito, com um azul forte. Apenas critico o facto de não haver movimento. Mas esta música precisa de muito movimento? Penso que não. Marco é muito carismático e simpático, e isso chega-lhe e bem. Gosto do facto de, no fim da música, se chegar à frente e interagir com o público. Percebe-se que esta é uma atuação muito simples e que não precisa de muita elaboração, pois não é preciso.


      O que mais gostei deste ensaio foi mesmo da Bonnie - ela é tão simpática e tão descontraída que até dá gosto ver. Acho que a sua voz está no auge, não é preciso mudar nada. Em relação ao palco, sinceramente não o acho bonito: o amarelo não me encanta nada, sinto que falta um certo contraste. Não existe muito jogo de luzes, acho que isso faz falta para dar mais força à atuação. O background é outra coisa que me chateia: acho-o feio e torna a performance muito monótona. Ao facto de ter sido escolhida uma banda para acompanhar Bonnie, achei muito bem; a atuação não precisa de muita coisa, e assim juntaram o útil ao agradável. O auge da actuação é mesmo quando o palco a eleva, na parte final.


      Novamente a Suécia não alterou quase nada daquilo que foi apresentado no palco do Melodifestivalen, apenas colocaram um objecto em palco. O vestuário é um pouco estranho e fora do vulgar, mas resulta muito bem. A coreografia pouco ou nada mudou em relação à atuação da final nacional. O facto de, por vezes, os bailarinos descerem e subirem da plataforma em palco resulta bastante bem. E nas partes mais fortes eles estão em cima da plataforma, nas mais fracas estão fora. As cores em palco são bastante interessantes, e as luzes principalmente quando projectam luzes amarelas e brancas que se contrastam muito. Aquilo que mais me impressionou em toda atuação foi a parte final onde cai uma cascata - a parte mais intensa e emotiva. Muito bom ensaio!

Melhor ensaio do dia: Suécia
Pior ensaio do dia: França

Vídeos: Youtube
15/05/2013

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.