ESC 2013: Comentários ao segundo dia de ensaios

















       Mais oito países subiram hoje ao palco para revelar parte das suas atuações. Os últimos países da primeira semifinal (que é já daqui a uma semana) já ensaiaram na Malmö Arena pela primeira vez ao longo do dia de hoje.


       Começo já por dizer que quero um fato assim para o Carnaval! Esperava bem mais da atuação montenegrina. Tanta inovação na música, tanto investimento no vídeo e depois é o que se vê. Dois "astronautas" no palco com fatos nada inovadores. Gosto da forma como Nina surge no palco (a elevação); adequa-se perfeitamente ao momento musical e ao género de música. Também gostei da voz dela (já a deles deixa muito a desejar, mas como eles apenas fazem rap...) que me parece bastante boa e controlada mesmo nas partes mais agudas. O cenário encaixa na música. O que está pior são mesmo os membros dos Who See.


       Graças a Deus, existem backing vocals! Pergunto-me como é que este menino venceu o The Voice. Certo que melhorou muito desde a final nacional (transmitida pela rádio), mas mesmo assim a voz não está nas suas melhores condições, e a música até é simples de se cantar! A roupa é simples, não tem nada que se lhe diga e a atuação é também simples: apenas com o cantor estático e duas bailarinas ao lado dele a fazer uns movimentos meio estranhos. O background é fantástico, na medida em que a letra é-nos mostrada. Assim podemos ser nós a cantar e a ignorar a voz do cantor. Não deverá chegar à final.


       Muito bem, Bielorrússia! Gostei da bola no centro do palco, de onde Alyona sai para a sua atuação. Tudo muito brilhante e moderno. A voz da cantora está bastante boa (nada de extraordinário, mas o que sai menos bem é tapado pelas coristas). Não conseguimos ver nada mais da atuação a não ser o início, por isso é difícil prever como será. Mas pelo resto do vídeo disponibilizado dá-se a perceber uma coreografia um pouco básica. Até posso estar enganada, mas uma música destas merecia uma melhor coreografia à semelhança das gregas e ucranianas. O fundo tem bastante cor, o que é bom - porque a maioria dos temas centra-se no preto e no branco (isso é do mais básico e monótono possível). Acho que a Bielorrússia vai conseguir voltar às finais eurovisivas!


      Cá está um desafio que eu nunca aceitaria: cantar esta música neste tom! Mais facilmente as pessoas apostariam no tom de Pasha Parfeny, mas não Aliona Moon que se sai muito bem num tom bastante alto. Adoro o vestido (e olhem que eu nem sou pessoa destas coisas), a elevação, as cores refletidas nele, o fundo, tudo no cenário da música está perfeito. Aliona parece bastante confiante e depois deste ensaio não restam dúvidas de que a Moldávia não veio para brincar este ano; parece-me uma séria candidata a um top 10, ou quem sabe ainda mais! Se a música já era perfeita (o instrumental desta é simplesmente fenomenal), só se tornou ainda mais depois deste ensaio!


       Não sei bem o que pensar da Irlanda. Não gostei da atuação da final nacional e eles decidem mantê-la só que desta vez num palco maior (também não era preciso muito). Mais uma vez só se vê preto e mais preto nas roupas, que é o que mais me custa nesta atuação; dá um ar muito pesado a algo que devia ser mais feliz e ter mais cor. O fundo também não ajuda em nada à performance. É muito sem nexo (não é que uns corações ficassem melhor, mas...) e não foi uma tentativa correta de dar cor à canção. A voz de Ryan Dolan está bastante melhor, apesar de continuar muito aguda para o meu gosto. Não suporto as mulheres a cantar nestes tons, então os homens ainda pior. Mesmo assim penso que conseguirá atingir a final (se os Jedward conseguem...).


      Razão principal pela qual eu gostei deste ensaio: não há gritaria como em 99% das baladas cantadas por mulheres (é impressionante!). Despina tem uma voz muito suave, muito clean e mesmo a música, não tendo muito para oferecer, ela consegue dar-lhe vida! Adorei o falsete que não está na versão estúdio: dá um ar de magia à canção, tal como os vibratos da cantora. Melhor interpretação seria impossível! Também acho o cenário muito bonito e adequado, assim como o vestido da cantora. O facto de estar sozinha em palco pode jogar contra ou a favor do país, uma vez que com a introdução de outros elementos poder-se-ia valorizar a música (que é esquecível, sejamos verdadeiros). Mas também podia ser um enorme flop, tal como foi com o Reino Unido no passado ano. Talvez o Chipre consiga ir à final.


       Mais umas roupas que eu quero para o Carnaval! Os vestidos da final nacional já eram péssimos mas estes superam-nos a milhas. Primeiro o rosa-bebé está tão adequado a esta música como um fato laranja berrante seria à italiana - mas se acham que fica bem, quem sou eu para contrariar. E os sapatos? Não devem ter arranjado todos da mesma cor... Os penteados também são fantásticos, estou a pensar ir amanhã para a faculdade assim! As cantoras pareceram-me uns pães sem sal, sem atitude enquanto cantavam (e se não houver atitude, nem vale a pena cantar esta música). O fundo sim, tem uma cor adequada, um rosa menos claro. Se isto fosse um concurso justo a Sérvia ficava-se pela semifinal este ano, mas ...


       Tem umas expressões faciais estranhas? Está sempre a mexer as sobrancelhas como se não houvesse amanhã? A solução está à distância de uma multiopticas ou de uma loja dos chineses (é como quiser)! Acho muito desagradável os óculos quando se está a cantar, mas isso sou eu! Os coros são horríveis (quase não mudam nada, mas o que muda é mau)! Andrius continua no seu registo muito simples e que não sai do mesmo sítio, mas a música também não o exige. Se a roupa for esta acho que está bem: simples como a música e adequada ao género. O fundo também está bom e com cor (cor é que é preciso), mas talvez um azul fosse melhor para a música em questão. Não sei se irão à final, talvez com muita sorte o consigam!

Melhor ensaio do dia: Moldávia
Pior ensaio do dia: Montenegro

Vídeos: Youtube
07/05/2013

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.