ESC 2013: Comentários ao terceiro dia de ensaios
















       Os primeiro oito países da segunda semifinal subiram hoje ao palco, pela primeira vez.


       Os fatos são tão feios, mas tão feios... Só os torna, e à atuação também, mais ridículos  Apesar disso, nunca pensei que eles tivessem tão boa voz, como mostraram neste vídeo. Gostei do cenário, com tonalidades rosas, e encaixa bem com a canção - que é divertida, animada e um pouco para o "burlesco". A movimentação em palco, e toda a sua elaboração, deve ser idêntica, pelo que me pareceu, à da final da Letónia - o que é um ponto bastante negativo. No geral, o ensaio foi bom se tivermos em conta que a música é má demais; no entanto não podemos pô-la num parâmetro tão alto como a de São Marino ou a do Azerbaijão. As qualidades das performances, e musicais, são completamente incomparáveis. E, por isso, talvez tenha sido o pior ensaio do dia, porque a música assim o exige - não se pode fazer muito mais que isto. E se estamos a analisar no global, é esta a tendência que deve ser tomada, penso eu. Mas os PeR fizeram o melhor que podiam, mesmo tendo uma das piores canções do ano em mãos. Má abertura da segunda semifinal eurovisiva e, de certeza, que vão ficar nos últimos lugares da mesma.


       Mas que ensaio! Nota-se perfeitamente que Valentina é profissional, perfecionista e tem noção do que fica bem em televisão. O cenário da parte final da música (o mais provável é mudar lá mais para o final) é lindo, com um vermelho intenso, quase cor de sangue, que nos transporta para um mundo apaixonante e cheio de força. A coreografia de braços é bem pensada, tal como se encontra no vídeo oficial da canção. E o vestido combina imenso com o cenário! Fico feliz por ela não ter posto fitas gigantes em palco, nem fazer algo exageradamente cliché - isso já foi muito visto na Eurovisão. Se fosse feita justiça, esta música ficaria no top5; no entanto, passa à final facilmente. Uma das minhas preferidas!


       Gosto tanto da Esma, uma mulher muito simpática e que canta muitíssimo bem! Porém, Lozano não lhe fica atrás! Uma coisa já sabemos: as vozes estão perfeitamente adequadas e coordenadas! A atuação parece idêntica à da apresentação oficial da canção, e até gosto bastante - sem exageros e os artistas não precisam de estar juntos em palco para se ligarem com a audiência; porque eles ligam-se! Gosto do cenário azul escuro, combina bem com a música e espera-se um grande momento eurovisivo na próxima quinta-feira. Apesar de não gostar lá muito da música - agora ainda menos porque foi mudada para inglês -, admito que a Macedónia merece a passagem à final! E vai conseguir.


      Mais um top10, e bem merecido! Já sei que muitos acham isto "mais do mesmo", mas sempre gostei desta música. O Azerbaijão nunca brincou em serviço no certame, e este ano não é exceção. Farid tem uma voz fantástica, até mesmo invulgar para um homem, sabe ligar-se com a câmara e sabe explorar bem o palco. O cenário, entre o roxo e o azul, é simples, clássico e com bom gosto; no entanto, é totalmente ignorado com as presenças das 3 pessoas em palco. As indumentárias dos bailarinos estão bem escolhidas e o vidro que os separe torna tudo mais emocionante, pois estão a contar uma história! Se há ano em que merece o top10, é este!


       Esta mulher é mesmo contagiante e consegue pôr todas as pessoas bem dispostas. Apesar de "Marry Me" ser muito comercial e não trazer nada de novo à Eurovisão, não podemos negar que Krista tem uma boa voz, e todas as falhas vocais são ignoradas com a intervenção dos backvocals. Mesmo assim, achei o ensaio bastante fraco. A atuação é idêntica, pelo que deu a parecer, à final finlandesa (o que não é mau), o vestido é igual, a alegria da cantora também; mas o maior erro daqui é mesmo o cenário - está completamente incorrecto com a mensagem da música. Aquele "To Fabulous Ding Dong Krista" é muito foleiro; depois, o mesmo altera-se para uma espécie de raios, que nada, mas mesmo nada, têm a ver com a música. Isto deve passar à final, mas a escolha do cenário é de muito mau gosto.


      Não me identifiquei com a atuação, ou a melhor com a postura do artista. Ele bem tenta transmitir "à vontade", a mensagem da canção e tudo mais, no entanto não me identifico e acho a performance mais do mesmo, enquanto observador. No entanto, canta muitíssimo bem, e isso ninguém pode pôr em causa. Porém, o cenário, a mostrar a letra das músicas e as diversas animações, é totalmente eficaz e joga muito bem com o estilo musical. Sinceramente, não sei se "Tomorrow" é capaz de passar à final, já estão muitas músicas do primeiro lote da segunda semifinal como "quase certas" à passagem. Alguma terá de ficar de fora, e penso que essa uma seja a Malta. Sinceramente, a atuação não traz nada de especial para um palco eurovisivo tão grandioso como este. Por mim, ficaria pela semifinal. 

       Antes de mais, eu odeio esta música e nunca gostei, sinceramente, desta dupla eurovisiva. Mas o que eles fazem em palco é completamente fantástico e delicioso! Eu sou adepto dos países trazerem ao palco eurovisivo a sua cultura: a música mostra-la bem, e agora aquelas máscaras tornam tudo tão estranho para nós, que temos uma cultura diferente, mas cativante ao mesmo tempo. Elitsa é fogo em palco e sabe explorá-lo muito bem - nota-se que não tem medo de arriscar. Os tambores ficam bem e jogam imenso com o estilo musical de "Samo Shampioni". Mas será os telespectadores vão pegar no telefone e votar? Tenho as minhas sérias dúvidas. Eu pensava que esta dupla, este ano, não passaria à final, mas o ensaio foi muito bom. É bom quando há surpresas justas no festival e tornam tudo mais competitivo. No entanto, enquanto música, por mim, não passaria.


       Não sei o que pensar daqui. O fato do cantor fica-lhe mal e não conjuga em nada com o cenário construído à volta da música; não entendo o porquê de terem posto o farol, no cenário, quase transparente (devia aparecer, para as pessoas assimilarem mais coisas sobre esta música - isto é muito esquecível); Eythor devia apostar mais no trabalho de câmaras... No entanto a entrada final dos coros é muito bem pensada, e fica bem. No seu geral, o ensaio foi mediano e bastante antiquado. No início, ainda pensava que isto tinha hipóteses em passar, já que a Islândia é um país constante nas finais eurovisivas, mas temo a dizer que não deverá conseguir a passagem este ano. Por mim, passava, a muito, mas mesmo a muito, custo.

Melhor ensaio do dia: São Marino
Pior ensaio do dia: Letónia

Vídeos: Youtube
08/05/2013

3 comentários:

  1. Adorei os comentários!

    ResponderEliminar
  2. Concordo completamente com os cometários ao ensaio de Farid, que alias penso que foi o melhor do dia 3, apesar de que a Valentina tal como dizeste também esteve estupenda.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu, pelo contrário, espero que a Bulgária passe e fique depois bem posicionada na final. Acho a canção estupenda.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.