A Caminho de Copenhaga: parte 1


A CAMINHO DE COPENHAGA: PARTE 1
Crónica sobre possíveis representantes portugueses


AMOR ELECTRO

       Talvez esta seja a melhor banda a nível nacional. Não é meu objetivo desvalorizar todas as outras, mas esta apresenta uma qualidade inegável, uma poesia metafórica e crua, e uma capacidade de influenciar e de mover massas como quem nunca viu. A voz de Marisa Liz é grave, forte e cheia de impacto - no entanto, é a sua atitude em palco, completamente revolucionária, que tornam uma apresentação ao vivo da banda uma das melhores experiências musicais existentes. O seu último single foi "A Nossa Casa", mas foi com "A Máquina (acordou)" que alcançaram o enorme sucesso junto do público português. 
       No Festival Eurovisão da Canção, se conseguissem manter o mesmo estilo musical e a mesma atitude em palco, poderiam trazer uma das melhores posições de Portugal nos últimos anos - até mesmo melhor que "Senhora do Mar (Negras Águas)". 



MARIZA

    É impossível largarmo-nos das grandes referências musicais portuguesas. Antigamente, a grande figura foi Amália Rodrigues. Agora, é Mariza, e com todo o seu mérito. Esta mulher é a que mais divulga o fado português, é a artista portuguesa que mais vende e é aquela que conseguiu descodificar o estereótipo do fado, com a ajuda das novas influências do fado. Hoje em dia, ainda fica na memória de cada um a sua interpretação de "Ó Gente Na Minha Terra", onde mostra, em todo o seu esplendor, o seu grande talento e a sua grande voz.
       Nunca levámos um fado mesmo ao Festival Eurovisão da Canção. Muitos podem não considerar favorável a uma boa qualificação por não ser comercial e catchy, no entanto, se fossemos apostar, teríamos de levar a nossa maior referência: Mariza. Ainda poderíamos ter muitas surpresas, a nível de votações.  



ANA FREE

    Distanciando-me dos grandes marcos da música portuguesa, temos aqui uma das melhores e talentosas cantoras jovens. Ana Free é o reflexo de toda uma juventude, que gosta de viver a vida bem, com uma atitude positiva e sempre com uma mensagem a dizer. É uma cantora extremamente pop, algo que não costuma ser muito vulgar em Portugal, e é completamente óbvio que a sua voz é excelente. A juntar a isso, a presença em palco pode muito bem vir a surpreender.
       No Festival Eurovisão da Canção, há tantos e tantos artistas que lá passam e não têm a categoria que esta jovem portuguesa tem. Com uma grande parceria com um DJ, talvez possa vir a surpreender e a criar algo moderno, positivo e diferente de tudo o que Portugal já levou.



PEDRO MADEIRA

       Pedro Madeira é o reflexo dos jovens talentosos portugueses, no sexo masculino. Uma das maiores incidências é que a sua poesia é bastante preciosa, forte e impactante. Talvez seja dos jovens com mais talento musical em Portugal. "Inflamável" é um bom exemplo disso: um instrumental único, com uma voz que causa excelente impressão e uma letra que não deixa ninguém indiferente. Aliás, é toda esta magia que o cantor tenta impregnar no seu reportório.
       Já representou Portugal no Festival da Canção Júnior em 2006. Hoje, está melhor que nunca e cada vez com mais qualidade. Poderia fazer um brilharete na Eurovisão e trazer um excelente lugar.

Imagens: Google
16/12/2013

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.