Entrevista a... Vânia Fernandes



VÂNIA FERNANDES - REPRESENTANTE PORTUGUESA NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO 2008

Contente pela decisão da RTP em voltar ao Festival Eurovisão da Canção 2014, Vânia Fernandes não pensa em voltar a participar - no entanto, deseja que Portugal leve uma música que represente as tradições portuguesas.

       Vânia Fernandes continua a ser das representantes portuguesas mais adoradas. Depois de ter defendido "Senhora do Mar (Negras Águas)" em Belgrado, a cantora lançou um álbum e tem percorrido o país em vários concertos.


Foi em 2013 que a RTP decidiu desistir do Festival Eurovisão da Canção por motivos económicos. No dia 7 de novembro, a emissora revelou que vai voltar ao certame. Concorda com esta decisão?

"Concordo com a decisão de voltarmos à Eurovisão! A Eurovisão é uma excelente oportunidade de mostrarmos ao mundo quão bela e rica é a nossa cultura musical. "

O Festival já não é o que era? Que erros fatais predominam para haver uma estagnação do sucesso antigo? Terá a RTP de investir mais no Festival e na Eurovisão? O que deve ser feito de diferente?

"O Festival talvez em Portugal já não é o que era, o povo parava para ver o Festival, era o grande evento musical do ano. Hoje em dia, há muitos outros eventos, muitas outras distrações, o que tira um pouco o misticismo que antes tinha, por ser praticamente o único grande evento. Não sei se a RTP tem de investir mais, acredito é que, tanto a RTP como nós, temos de mudar a mentalidade com que vamos lá fora, não pudemos ir lá com a ideia de ir fazer número, temos de ir lá com a melhor música, melhor interpretação, melhor composição e com um objetivo na mente, “Vamos lá para ganhar”, tal como todos os outros vão com essa motivação extra. "


A seu ver, qual seria o melhor modelo de selecção: escolha interna ou festival da canção? E porquê? 

"É uma questão muito traiçoeira. Mas na possibilidade de existir um orçamento sou da opinião de se fazer um Festival da Canção com um concurso normal, sem produtores e compositores convidados. "

Se a RTP optasse pela realização de um festival, aceitaria concorrer? Já tem tema preparado?

"Não tenho nada preparado, e neste momento não tenho isso em mente. Mas tal como todos os portugueses, apenas desejo que levemos o melhor tema, defendido por um grande intérprete e com uma excelente composição. "


Quanto às escolhas internas: que artista ou estilo musical acha que a RTP deveria escolher?

"Um tema com uma sonoridade típica portuguesa, e quando digo isto, o fado não é o único estilo musical com sonoridade portuguesa, e intérpretes com imensa qualidade é o que não nos falta. "

Deve-se continuar a apostar na língua nativa, ou seguir a tendência dos outros países? Porquê?

"Sou da opinião, e sempre defendi, que devemos apostar na nossa língua, pois ela é única e é uma das coisas que nos distingue de todos os outros povos do mundo. "


Quais os ingredientes secretos para se fabricar uma música eurovisiva?

"Tem de fazer essa pergunta ao Carlos Coelho, é o homem com mais paixão, dedicação e conhecimento deste certame, que alguma vez conheci. No entanto pela minha experiência, penso que o maior ingrediente tem de ser a alma e a fé que se tem no que se faz, tudo feito com corpo e alma, e muita dedicação. "

Acredita numa vitória portuguesa na Eurovisão? Porquê? 

"Sim acredito, pois temos muita qualidade para isso, e porque não?"


Quais são os seus projectos para o futuro?

"Neste momento estou a frequentar o mestrado em ensino da música, que é algo que me dá grande prazer. Dou e espero continuar a dar aulas de canto, e através destas despertar muitos talentos e gostos para a música. Continuo sempre a cantar, com músicos maravilhosos, e a crescer musicalmente e pessoalmente todos os dias. "

Quer desejar uma mensagem aos fãs eurovisivos e aos leitores do blogue?

"Muito Obrigado por todo o apoio que sempre me deram e continuam a dar, tenho um respeito enorme por todos vocês fãs da nossa música e da Eurovisão. Espero voltar a estar de novo com todos vocês. Bem hajam! Mil beijinhos!"

Imagens: Google/Vídeos: Youtube
11/12/2013

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.