ESC 2014: comentários ao segundo dia de ensaios


E hoje estão novamente de palco os ensaios, para músicas da primeira e da segunda final. Foi um dia cheio de emoções e com surpresas nas atuações e ,como era de esperar, também algumas decepções.


        Para esta música, não era previsível algo de muito concreto. A coreografia está muito bem conseguida, pelo menos durante estes 30 segundos. O background está bem instruído de acordo com a música, mostra o obscuro e o sombrio que a música tem. Durante o refrão achava bastante importante existir um maior jogo de luzes em palco, penso que aparecerem apenas  três luzes projetadas, que torna o palco um pouco pobre. A voz de Cristina está bastante frágil e isso nota-se nas notas mais altas. Não foi surpreendente, mas só pela coreografia merece uma nota positiva.


        Parece que decidiram voltar há uns anos atrás, primeiro na música, depois  na constituição do palco. Não percebo o adereço, aquilo são tecidos de seda com o uso de hastes para fazer aquelas pregas? Acho que está tudo mal pensado, sem esquecer o background escolhido, onde falta aquilo que a Moldávia tem, uma ligação com a música, tanto no ritmo como no tema da canção.  Valentina está muito bem, como já se esperava da sua parte, muito afinada e serena.



        Eu não quero ser aquele típico de Português que adora tudo o que é feito em Portugal, e não sou, e quem me conhece sabe que quando a Suzy foi a escolhida eu fui uma das pessoas que não apoiou a sua vitória. Depois de ver este ensaio fiquei muito contente pela melhoria que toda a canção teve, o instrumental principalmente. O Background foi muito bem escolhido e tal como o da Moldávia, entra e sai no ritmo da música. Neste vídeo de meio minuto não consegui entender as luzes que incidem no palco, mas espero que durante o programa se vejam muitas luzes a acender, a apagar e a mexer. A coreografia é nova, as coristas já não se encontram paradas, graças a deus.  Notei logo no inicio do vídeo a voz de Suzy um pouco frágil, mas nos 20 segundos seguintes já se encontrava bastante equilibrada. Surpreendeu-me bastante pela positiva e obrigado a toda a equipa Portuguesa pelo trabalho desenvolvido.

 

        Esta actuação faz todo o sentido, mas eu não sinto que isto seja Eurovisão, os fãs desta música que me perdoem. Isto porque o background é porque sim, uma árvore, plantas e tudo a preto e branco. Por sinal as luzes atrás a laranja agradam-me bastante e dão alguma cor ao palco. As vozes dos dois cantores condizem e encontram-se bastante bem, sem falhas.

Senti muito pouco movimento neste palco, eu sei que está uma patinadora e até acho que é o que vai conceder maior atenção durante a semifinal. Mas o Background não ajuda pois é apenas uma paisagem com algumas cascatas paradas.  Por outro lado acho que a construção no palco das figuras está muito bem estruturada e que ninguém esconde ninguém, e isso acaba por ajudar. Sergej tem uma grande voz e já se sabia isso. O ensaio mais tranquilo do dia.


        A par de Portugal e de Moldávia, este é o palco que hoje mostrou melhor qualidade, pelo facto de inserir o ritmo da música no background e no jogo de luzes criado.  Quando a música tem pouca intensidade o palco está escuro com as luzes brancas projetadas e a movimentarem-se ao ritmo da canção, quando aumenta a intensidade todo o palco se enche, tanto no background como na luz e na cor, há uma maior força em todos os sentidos.  Nota-se que o cantor está bastante seguro e não tenho nada para apontar. Tal como na final nacional vamos ter dois bailarinos a dançar e o país acaba por arriscar um pouco, pois o espectador vai prestar muita atenção neles e pouca no artista, não sendo isto um ponto positivo, pelo contrário. De resto, foi dos melhores ensaios do dia. 


        Foi a primeira da sua semifinal a pisar o palco de hoje. Destaco sem dúvida as fotografias que aparecem e desaparecem à frente do background, uma ideia original e bonita, que está ligada à música. Pelo contrário nada nesta atuação apela ao voto, é uma banda que está dentro do palco com um background horrível e sem sentido. As vozes estão encaixadas e neste apesto não há momentos negativos a apontar.


        Só vi 30 segundos e fiquei com uma enorme vontade de ver todo o ensaio. Isto sim, é ter uma boa atuação. Com poucos recursos e sem adereços o Israel tem tudo: Garra, força e possança. O background não é lindo, mas gosto da maneira como se altera na mudança do ritmo da música, adoro ver a iluminação  dos estratos que se encontram à frente do background, como se iluminam nos batuques da música. A luz está perfeita, era algo assim que queria ver no de Portugal, e talvez tenha, mas neste nota-se mais pelas cores usadas no fundo. A voz de Mei é um estrondo e todos os dias o gosto por ela cresce em mim.  Coreografia está muito bem estudada e resulta muito bem nesta música, arrisco a dizer que é das melhores do ano, com tão pouco que fazem.


        Das músicas mais extraordinárias deste ano, com uma atuação que é implorada pela canção que a aborda. Eu fico sem palavras pela maneira como os países nórdicos levam isto tão a sério. O backrgound é bastante bonito, mas não tem aquilo que as outras têm e que as torna excecionais, que é o ritmo da música acompanhar todo o palco. Gosto de ver o fumo, mas acho que fazia todo o sentido prolongar-se até ao fim e não acabar ali no meio. A composição do palco está bem estruturada e a luz muito bem incidida, a focar o cantor, como se não soubéssemos que era isso que ia acontecer. Excelente trabalho.  Nem preciso comentar a voz de Carl, não vale a pena.




        Depois de ver o vídeo três vezes, consegui perceber que conseguiram tornar a música ainda mais ridícula, com esta interpretação que não faz qualquer sentido.  O fundo é dos mais bonitos dos que já apareceram. A artista feminina tem uma voz muito boa, e acho que é realmente um desperdício ter uma música com tão pouca qualidade.



Neste vídeo não dá para ver grande coisa, mas vê-se que há um esforço para se obter uma boa atuação. A coreografia, que é pouca, está bem estudada e ao fim ao cabo faz sentido. O fundo é detestável e percebo o facto de quererem ter posto partes do videoclip nele, mas podiam ter escolhido algo mais giro para pôr à volta.  A voz de Cleo é boa como já tínhamos ouvido antes. Um ensaio que não sai lá muito favorecido pela parte do vídeo escolhida. As luzes para cima, logo no inicio do vídeo ficam bastante bem. 

Melhor Ensaio do dia: Israel 

Pior Ensaio do dia: Georgia

Vídeos: Youtube
29/04/2013



2 comentários:

  1. " Depois de ver este ensaio fiquei muito contente pela melhoria que toda a canção teve, o instrumental principalmente e por não incluírem o batuqueiro."

    Estas cegueta?? Ele está lá!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, peço desculpa pelo erro. Já foi corrigido.

    Obrigado pela preferência,

    Miguel Rodrigues

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.