ESC2014: Crónica sobre a final da Eurovisão - por Ricardo Mendes



E O ESC2014 CHEGOU AO FIM...

      Pois é! Mais um Festival Eurovisão da Canção finalizou e, desta feita, mais uma temporada eurovisiva acabou! Já sinto saudades dos fins-de-semana passados agarrado ao computador a ver as finais nacionais dos países a concurso! Dos nervos que se apanha ao tentar assistir sem falhas de sinal de internet às emissões pela web! Das alegrias em quando sabemos que as nossas canções favoritas adquirem o bilhete para o evento! Das tristezas que temos quando outras canções de que gostamos, ficam por terra! Enfim, vida de eurofan é assim!


      Quanto ao evento em si, tive o privilégio de o assistir in loco, na Dinamarca, em Copenhaga, e deixem-me dizer, que a organização do Festival, ficou muito aquém das expectativas que tinha em mente! O local escolhido para a realização do evento (Eurovision Island), foi dos piores que assisti até agora! Um local nada convidativo para se visitar, passear, ver vistas! Isto porque o local estava em condições miseráveis, sem chama eurovisiva, sem glamour! Ao chegar ao local deparei-me com um sítio cinzento, aparentemente em obras ainda, com inúmeros pavilhões fabris, estradas sem estarem alcatroadas, vedações com arames farpados, uma autêntica zona de guerra! Já para não falar do press center e locais onde ficaram as delegações, antes de entrar na arena, com tendas que mais parecia que eu estava num campismo gigante! A nível de recepção, estes dinamarqueses não se importam de impressionar! Julgam-se bons! Adiante... Quanto à arena, montada num barracão enorme, com bancadas de metal improvisadas para o efeito, achei horrível! Fiquei decepcionado! E um pormenor, que me incomodou bastante, foi a ausência de indicações de evacuação caso houvesse algum acidente no interior, bem como as portas de saída da arena serem em contraplacado! Foi por isso, que minutos antes do espetáculo começar, fomos elucidados das regras de evacuação do espaço! Concordo e fizeram bem, mas questiono-me sobre as pessoas que chegaram depois desse aviso? Como é que elas saberiam? 


       Quanto ao evento em si, tivemos um grande programa de televisão, sem dúvida alguma! A ideia do início da primeira semifinal, com as imagens recolhidas da net, das pessoas a cantarem parte da canção vencedora de 2013, foi genial e resultou muito bem em televisão! Quanto ao palco, devo referir a originalidade do mesmo, em todo o conceito! Muita luz, muita cor, e o efeito da agua, está, simplesmente fantástico.
        A apresentação do espectáculo decorreu na normalidade e os apresentadores fizeram o seu papel de trazer vida ao programa, com momentos bons e menos bons, mas isso acontece aos melhores! No seu todo, estiveram muito bem!


      Quanto aos participantes, e é o que interessa, tivemos grandes presenças, grandes interpretações, grandes momentos de televisão! Tenho de destacar as fantásticas performances de Espanha, Suécia, Suíça e Holanda! Foram performances de encher o olho e que se irão tornar clássicos da Eurovisão, em anos futuros. Performances irrepreensíveis! Mereceram o Top 10!


       Devo destacar outras performances que ficaram na minha mente e foram muito desvalorizadas! Foram as performances da Roménia, Eslovénia, Israel e Itália! Fiquei muito triste com a não passagem à final de Israel, em detrimento de outras que não mereciam estar na final, como por exemplo, a Bielorrússia! A Mei esteve fantástica e encheu o palco no seu todo! Não se compreende! De referir, ainda, a atuação fantástica da Emma, pelo simples facto de ser uma canção potente e capaz de levar ao rubro a Arena!
       Uma palavra para Portugal e para a nossa Suzy! Fiquei muito feliz da nossa prestação, apesar de não ter chegado à grande final do Festival! Foi fantástica e o meu peito encheu-se de orgulho, quando ouvi mais de 15 mil pessoas a cantar e dançar a nossa música! Para quem não se deu conta, ou não sabe, a nossa canção foi a mais tocada em festas relacionadas com a semana eurovisiva! A nossa canção andava a ser cantarolada a toda a hora, quer no press center, quer no Euroclub! De referir o ultimo dia que estive em Copenhaga, e da festa eurovisiva, organizada pela OGAE Internacional, onde a Suzy atuou e deu a sua alegria e a sua positividade ao evento, com 3 actuações da nossa canção! E os eurofans queriam mais! Poderia ter sido a noite toda! O que é certo é que a nossa canção passou umas 7 vezes! Para mim como ultima noite em Copenhaga, não poderia ter acabado da melhor forma! Obrigado Suzy pelos fantásticos momentos que proporcionaste a todos os Eurofans europeus e particularmente, aos eurofans portugueses que estiveram lá a apoiar-te! 


      Uma palavra final para a grande vencedora do 59º Festival da Eurovisão da Canção, a Áustria! A Conchita Wurst defendeu as cores da Áustria, com a canção “Rise Like a Phoenix”! Como disse anteriormente em comentários sobre a música, quase poderei dizer que será uma letra autobiográfica da própria Conchita Wurst. Retrata um momento de mudança, de transformação. Nunca pensei que a Conchita Wurst pudesse vir a arrecadar o prémio final, pois julgava que a própria Europa não estivesse preparada para julgar da melhor forma a imagem do "alter ego" de Tom Neuwirth! Fico muito contente em saber que temos uma Europa que respeita as diferenças e as minorias, seja elas quais forem! Claro que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas penso que um grande passo foi dado! E digo que não será um exemplo só para a Europa, bem como para todo o planeta em que vivemos! Parabéns Europa pela decisão! Parabéns Europeus pela atitude! Parabéns Conchita, pela irreverência! Para o ano há mais! Que venha o Eurovision Song Contest 2015 na Áustria, ao Som da Música do Coração!


THE HILLS ARE ALIVE WITH THE SOUND OF CONCHITA!  

20/05/2014

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.