[ESPECIAL]: Rosinha esteve à conversa com o CE para falar sobre o Festival RTP da Canção


Para celebrar os 59 anos da RTP, Rosinha, conhecida artista popular portuguesa, esteve à conversa com o Crónicas de Eurofestivais para explicar a sua visão sobre a perda de importância do Festival RTP da Canção. 

Ao ter esta conversa connosco, Rosinha relembrou logo a sua adolescência, onde a cantora e a família ficavam em frente ao televisor para assistir ao Festival da Canção ou Eurovisão: "Ficávamos muito ansiosos pela votação da nossa música preferida. Lembro-me, também, de acesas discussões sobre a pontuação dada a Portugal."

Apesar de a cantora já ter revelado há um ano que, caso fosse convidada, participaria no Festival RTP da Canção (LEIA AQUI), Rosinha admite que, hoje em dia, as pessoas já não sentem a mesma excitação com o concurso como antigamente: "É claro que continua a ser um marco importante na música nacional, e não só", mas lamenta que "já não se vejam as grandes orquestras a acompanhar os intérpretes. Era uma mais valia para o cantor e para o glamour e qualidade do espectáculo." Ressalva, ainda, que Portugal tem "excelentes compositores, músicos e vozes maravilhosas para nos representar lá fora, mas sem dúvida alguma a língua é uma barreira".

Para contrariar a tendência de perda de peso na sociedade o concurso, uma das medidas que se deve tomar é "arrojar um pouco mais", sem nunca esquecer do que se trata o Festival RTP da Canção. Apesar de não se considerar a cantora ideal para o concurso, devido ao seu estilo musical, tem visto, nos últimos anos, "alguns estilos musicais mais leves, mais populares, do que estávamos habituados" - não havendo, assim, um estilo exigido para participar.

Para terminar, a cantora considera atualmente "estranhas as atuais regras de participação e de votação, mas as coisas evoluem (nem sempre no melhor sentido)". Porém, aguarda com expectativa as novas regras, e espera que venham a enaltecer ou valorizar o festival.

Recorde uma das músicas da cantora Rosinha:


Vídeo: Scott La Framenta
06/03/2016

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.