ESC 2016: comentários aos países da 2ª semifinal



Hoje foi o dias dos países da segunda semifinal subirem ao palco do Festival Eurovisão da Canção 2016 para realizarem o seu primeiro ensaio para o evento. Desta forma, os fãs eurovisivos conseguiram ter assim acesso aos ensaios completos de cada país a concurso.



Trata-se de um tema igual ao que a Letónia nos costuma dar. Neste ensaio, dá-nos a perspetiva que o palco está extremamente vazio, mas a energia e a vontade do artista faz com que esse espaço seja facilmente completo. A nível vocal, o tema fica marcado, pela voz forte que de que o artista é portador, captando assim uma maior atenção por parte do público eurovisivo. Relativamente ao background  utilizado, apesar de não termos uma perspetiva muito boa do plano, penso que não se enquadra muito bem com o tema. A energia do interprete é ótima para cativar o público e esse é um dos pontos fortes deste tema, assim como o seu ritmo, que poderá levar a Letónia a um bom porto neste Festival Eurovisão da Canção 2016, tal como já estamos habituados!
            

Este é um dos temas que ao vivo me surpreendeu,quando digo bastante é imenso mesmo. Parece que perde toda a magia que o caracterizava. Contudo, é impossível não nos apaixonarmos pela voz de Michael, que consegue transmitir imensa força! A nível de palco, penso que é um dos temas cujo ambiente melhor se adequa à interpretação do tema. Apesar de não ser uma música particularmente ritmada, ganha força através da voz, da mensagem e pela garra do artista em questão. Trata-se, de facto, de uma boa surpresa enviada pela Polónia!

             

Apesar do vídeo do ensaio não ter sido capturado no melhor ângulo, consegue-se ver que existem alguns aspetos que devem ser melhorados. Um deles, e que neste momento me está a irritar de forma profunda, é o EXCESSIVO "abanar de cabeça" (mas pensas que estás num concerto de rock ou quê?). Relativamente ao desempenho vocal, a artista apresenta uma boa qualidade, contudo, o palco, a nível de espaço devia ser melhor aproveitado, pois, de acordo com este video, o mesmo dá a sensação de que o mesmo está extremamente vazio. Apesar de ser, na minha opinião, um bom tema enviado pela Suiça, existe alguns parâmetros que devem ser melhorados, para que o país consiga alcançar um bom lugar na competição.


               

Este tema, ao contrário da Polónia, desiludiu-me bastante da sua live performance. Perde força, perde ritmo, perde qualidade, perde um pouco de tudo, mas o mais importante identidade. Apesar de aparentemente estar bem conseguido, a nível de aproveitamento de espaço, o artista exagera (e muito!) nos gestos, e a nível de caracterização parece um wannabe do José Castelo Branco (não que tenha nada contra isso, mas esta comparação surgiu na minha cabeça, e era impossível não a partilhar!). Não acho que seja um bom sucessor de 'Golden Boy' mas existem atuações piores. Pode ser que na hora "H" nos surpreenda.

               

MUITO BOM! Este é um dos temas que ninguém dava valor, ou qualquer tipo de probabilidade de vencer, e que desta vez, veio mudar a nossa forma de pensar. Apesar de ser inevitável a comparação com o tema vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2016, 'Heroes', IVAN, apesar de não aparecer nu, como tanto queria, consegue apresentar uma atuação dinâmica e bem construída que com certeza irá cativar o público presente devido ao fundo usado. Apesar de não ser o melhor a nível vocal, esse ponto fraco é diminuído pela atuação realizada. Um tema que irá surpreender, e que poderá alcançar um bom lugar no festival. Contudo, deixo aqui uma questão: "IVAN, mas que riscas são essas na cara? O lobo arranhou-te?"


            

Não sei o que dizer sobre este tema, por mais que me tente concentrar a única coisa que vejo é o defeito na zona da anca da artista (ou será outra coisa?). Agora num tom mais sério, a artista tem uma das vozes mais fortes neste festival, e o tema transmite isso mesmo. Gosto da dinâmica criada entre a artista e as suas companheiras de palco, dão força e complementam-se. Apesar de ser um tema forte, e com um tema bastante atual, não sei até que ponto será bem recebido por se diferenciar tanto dos restantes temas em questão. Força, Sérvia, estou contigo!

             

Irritante, bastante até! Um homem já crescido, que parece querer ser os One Direction numa só pessoa. Provavelmente o pior tema que a Irlanda nos enviou desda há muito tempo. Letra repetitiva, voz, nem se fala, (parece uma formiga). Não há nada que safe este tema. Muito parado, o tipico background. Não me parece que vá ver a final, muito menos a luz do sol. Fica para o ano, Irlanda!
            

Apesar de não perceber nadinha do que a artista diz, esta senhora é, para mim, a que tem mais força, a que representa mais querer, alegria de estar presente, e claro, uma, se não a melhor voz deste Festival Eurovisão da Canção 2016. Apesar de ser a nível de caracterização, bastante simples, essa simplicidade fica bem no tema, uma vez que a voz da artista "enche" o palco e toda a atuação, não necessitando por isso de grande exuberâncias. Um tema, ao qual provavelmente não vai ser dado grande valor, uma vez que é cantado na língua materna, à semelhança do que acontece com Portugal, mas que pode contar com o meu apoio!

             

Se esperaste por esta noite tanto tempo, acho que deves continuar a esperar mas sentado como a Dami Im, porque de pé podes ficar cansado. Não existe música mais chata que esta. Apesar de ser vocalmente forte, não percebi o berrinho que a back vocal dá a meio, mas talvez também não seja para perceber, faz tudo parte do "mistério". Apesar de ter quase caído a dar o mortal, a caracterização do palco está boa, mas o uso das luzes, está na minha opinião um pouco excessivo. Apesar de não gostar deste tema, tenho a certeza que vai ser bem recebido pela Europa. Força Lituânia!

               

A Taylor Swift veio à Europa, e aproveitou para rezar durante a sua interpretação (reza, reza, porque vai ser preciso!). Tem uma voz bastante diferente, não sei que pontos positivos tem este tema, provavelmente nenhuns: presença fraca, caracterização fraca. Tudo mau, sinceramente. O que é uma pena. Eslovénia, tenta para o ano, a Taylor Swift não dá!

                

Nunca fui grande fã deste tema, mas com este ensaio, fez com que gostasse um pouco mais... Apesar de a artista não ser a melhor em termos vocais, gostei da forma como esta deu dinâmica ao tema. Apesar de na atuação não estarem presentes bailarinos, o fundo e movimento provocado pelo mesmo, compensam essa mesma ausência. Talvez não seja o melhor tema enviado pela Bulgária, mas acho que é suficiente para chegar à Grande Final!

              

Não gosto deste tema, acho que a Dinamarca já nos ofereceu temas bem melhores. A nível vocal, temos que admitir que têm qualidade. A nível da caracterização do palco, está adequada ao tema, mesmo não tendo grande movimento. Assim sendo, apesar de não ter grande movimento, os Lighthouse X dão ao tema  dinâmica que o mesmo necessita. Para além disso o tema que a música defende, é de facto, um tema que é normalmente bem recebido pelo público. Assim sendo, penso que este grupo conseguirá um bom resultado no festival.

             

Apesar de não perceber nada do que Jamala canta, parece que consigo sentir a "dor" que o povo ucraniano sentiu em 1944 graças à opressão e violência russa. Para além de não ser um tema muito cativante, nem usual, é um dos temas com mais sentimento, e com uma verdadeira mensagem - que apesar de ter mais de 70 anos de distância dos dias de hoje, é possível estabelecer uma relação com a atualidade, o que de certa forma, é assustador. A nível vocal, é uma das interpretes mais fortes desta edição do evento. Apesar de o palco estar bastante simples, o tema não sai prejudicado, até pelo contrário. É de facto um tema, que na minha opinião merecia um bom lugar por marcar a diferença e por contar um pouco a história do seu povo. Força, Ucrânia, estou contigo! Estou apaixonada por este tema.


                

Amiga, não é só o gelo que partes, sabes? Não gosto deste tema e por mais que tente continuo a ouvir "Vão-se embora" no refrão. A nível vocal, não acho que seja das melhores, mas não é péssima. Falta presença no palco, contudo, o fundo escolhido está bem conseguido. Penso que este tema é um pouco sobrevalorizado pelo público do Festival Eurovisão da Canção. Não sei se será suficiente para chegar à grande final, mas pode ser que nos surpreenda no grande dia! Boa Sorte, Noruega!



Sempre que oiço este tema pergunto-me qual foi a ideia da Geórgia ao enviar esta canção. Será para marcar a diferença? Se era essa a ideia falharam redondamente. Falta tudo, movimento, dinâmica, fundo, está vazio, e, por mais que tente, não consigo entender uma única palavra do que ele diz (e está a cantar na língua universal). Não percebo qual é a ideia... Desta forma, considero que este tema não conseguirá chegar a bom porto este ano. Fica para a próxima, Geórgia!

            

Um tema forte, é inegável, com uma voz igualmente forte, assim como a mensagem que tenta transmitir. Este tema poderá evidenciar-se por ser diferente de todos os outros, quebrando assim a monotonia de alguns temas. Contudo, não sei até que ponto esta diferença será bem recebida pelo público eurovisivo, apesar da qualidade que o tema apresenta. Relativamente à  caracterização do palco, acho que deveriam utilizar tons mais dourados, e preencher o palco com algum tipo de dança ou representação de forma a complementar o tema e a sua mensagem. Este ano a Albânia tem possibilidades de chegar à final!

             

Este tema tem tudo, tudo para conseguir um bom lugar no festival. Tem a inovação que o Festival Eurovisão da Canção requer, a voz, o movimento... É um bom tema para quebrar a "tristeza" deste festival (refiro-me à monotonia). Um tema que poderá levar a Bélgica a um ótimo lugar, e que poderá surpreender muitos. A nível de gestão de palco, está bem conseguido graças ao background utilizado e ao movimento criado pela dança. Força Bélgica!



Mas a rapariga veio a pé desde a Austrália até Estocolmo?! Porque é que passa o tempo todo sentada? Aqui está um exemplo de um dos temas que eu apontava com sendo um dos possíveis vencedores, e com este ensaio perde toda a sua magia e ganha o silêncio. A voz de Dami Im parece estar abafada, o fundo não se enquadra, e por mais que tente não compreendo o que se está a passar com a atuação da Austrália. Vamos todos fazer um momento de silêncio após este ensaio. Amen!

Melhor ensaio do dia: Bielorrússia
Pior ensaio do dia: Irlanda

Videos: Eurovision.tv/Wiwibloggs
07/05/2016

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.